Artroplastia total do joelho

A artroplastia total do joelho é o procedimento cirúrgico correspondente à substituição da articulação degenerada por uma prótese metálica.

O procedimento é indicado em casos de artrose avançada, quando não há mais resposta favorável ao tratamento conservador, com grandes prejuízos funcionais ao paciente.

Os objetivos da artroplastia total do joelho incluem diminuição da dor e recuperação dos movimentos fundamentais para caminhar, subir e descer escadas, abaixar e sentar, com melhora da qualidade de vida.

 Artroplastia total do joelho

Reconstrução do ligamento cruzado anterior

A reconstrução do ligamento cruzado anterior é um procedimento cirúrgico artroscópico, que tem, como objetivo principal, restaurar a anatomia do joelho e impedir o deslocamento anterior da articulação. Em pacientes muito jovens e com grandes instabilidades, poderá ser indicado o reparo do ligamento antero-lateral ou a tenodese lateral.

Para os pacientes ativos, recomenda-se a reconstrução, para que possam atuar novamente em atividades esportivas e cotidianas, que exigem a rotação do joelho.

É possível o retorno completo às atividades esportivas em torno de 9 meses de pós-operatório, após a conclusão do processo de reabilitação com a fisioterapia e reforço muscular.

 Reconstrução do ligamento cruzado anterior

Artroscopia / Reparo meniscal

A artroscopia do joelho é um procedimento cirúrgico, que possibilita a visualização completa da articulação, permitindo o tratamento de patologias, como as lesões meniscais (ou roturas meniscais) - que tendem a ser bastante incômodas.

Dor, bloqueios (travamentos), instabilidade e limitação para realizar atividades físicas podem sinalizar a presença de lesão meniscais. Os estudos científicos demonstram a importância da preservação do tecido meniscal, que atua como um verdadeiro amortecedor e aumenta a área de contato entre o fêmur e a tíbia.

As lesões meniscais devem ser tratadas com o objetivo de manter a integridade dessa estrutura, através do reparo (sutura) meniscal.

 Artroscopia / Reparo meniscal

Osteotomias

As osteotomias são cirurgias destinadas à correção do eixo mecânico dos joelhos. Geralmente são indicadas para os indivíduos jovens e ativos, com alterações degenerativas localizadas e deformidades em varo ou valgo associadas.

A correção pode ser executada no fêmur ou na tíbia. A realização do exame físico adequado e a análise dos exames de imagem são fundamentais para a decisão pela melhor forma de tratamento.

Osteotomias

Instabilidade patelar

A instabilidade femoro-patelar é uma doença complexa, cujas alterações são variáveis e devem ser estudadas de forma individualizada para a correção desse problema.

Nessa síndrome, o paciente desloca facilmente a patela (rótula), o que causa dor e limitação funcional. Além disso, ao longo do tempo, desenvolve-se o desgaste precoce da articulação femoro-patelar.

Seu tratamento abrange a reconstrução do ligamento patelo-femoral medial, a osteotomia da tuberosidade anterior e, em casos mais graves, a trocleoplastia femoral.

Instabilidade patelar

Reconstruções do mecanismo extensor

As lesões dos tendões quadricipital e patelar são incapacitantes e necessitam de tratamento cirúrgico. São caracterizadas por uma limitação imediata da capacidade de extensão do joelho, dor e derrame articular (inchaço).

As lesões do tendão do quadríceps femoral estão relacionadas a transtornos metabólicos como a diabetes mellitus e a insuficiência renal. Já as lesões do tendão patelar associam-se comumente aos traumas no esporte.

O reparo cirúrgico deve ser realizado o mais rapidamente possível.

Reconstruções do mecanismo extensor

Viscossuplementação (Infiltração) de ácido hialurônico no joelho

O ácido hialurônico é um dos principais componentes do líquido sinovial, que lubrifica e nutre a cartilagem articular. Sua aplicação nas patologias do joelho tem como objetivo restaurar a viscosidade (efeito mecânico) e reduzir a concentração de substâncias inflamatórias (efeito biológico) no líquido sinovial, especialmente nos pacientes que apresentam degeneração da cartilagem articular.

O principal efeito após as aplicações do ácido hialurônico na articulação do joelho é o alivio da dor, justificado pelo equilíbrio da lubrificação. Como consequência, o paciente pode retomar as atividades que eram impedidas pelo incômodo no joelho.

Viscossuplementação (Infiltração) de ácido hialurônico no joelho